O vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Sérgio Bortolozzo, vai permanecer à frente da Câmara Setorial do Milho e Sorgo, ligada ao Ministério da Agricultura (Mapa), responsável pelas principais discussões e políticas voltadas a estas cadeias produtivas. O mandato de Bortolozzo como presidente da Câmara foi renovado até 20 de janeiro de 2024, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União último dia 11 de março. 

“É um privilégio para a SRB contar com a participação ativa do produtor rural Sérgio Bortolozzo, um dos principais líderes do setor do milho não apenas no Brasil, mas também atuante em fóruns internacionais, em que marca presença regularmente”, afirmou a presidente da entidade, Teresa Vendramini. 

Filho de uma família de produtores rurais de Araraquara, interior de São Paulo, Sérgio Bortolozzo se destacou nas últimas décadas pela atuação em diferentes entidades representativas do agronegócio que incluem, além da Sociedade Rural Brasileira,  sindicatos rurais, federações estaduais de agricultura e a Abramilho, entidade que presidiu por seis anos. Também já esteve à frente da Maizall (Maize International Alliance) que reúne produtores de milho dos Estados Unidos, Brasil e Argentina. Em 2021, o vice-presidente da SRB, Sérgio Bortolozzo, recebeu um convite oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) para integrar o chamado Champions Network for the Food System Summit, grupo de lideranças que preparou o debate para a Cúpula de Sistemas Alimentares.

As Câmaras Setoriais e Temáticas do Mapa são vinculadas ao Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA). Os grupos têm o objetivo de propor oportunidades ao desenvolvimento das cadeias produtivas, além de apoiar e acompanhar ações de interesse para o agronegócio brasileiro e as relações com o mercado interno e externo. Participam das reuniões regulares, representantes de produtores, da indústria, de exportadores e diferentes elos da cadeia produtiva, criando um elo entre o governo e o setor privado e facilitando a formulação de políticas públicas. Ao todo são 36 câmaras que abrangem diferentes setores e temas do agronegócio, sendo 31 câmaras setoriais e 5 câmaras temáticas. 

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo foi criada em 2006. Atualmente, é composta por 23 representantes de diferentes órgãos e entidades.