Começou esta semana o plantio da safra de soja 2021/2022 no Brasil. O chamado vazio sanitário, período de pausa no cultivo como forma de prevenir a ferrugem asiática, terminou no último final de semana, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com a chuva dos últimos dias, foi possível avançar com o plantio, especialmente no estado paranaense que, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral-PR), já semeou 1% da área estimada. 

Já nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e parte de Rondônia e do Pará, o fim do vazio sanitário e o início do período com permissão para plantar a soja começou nesta quinta-feira, dia 16 de setembro. Já em Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal a semeadura da soja é permitida a partir de 25 de setembro. Os detalhes sobre os demais estados e as peculiaridades de cada região podem ser encontrados no site do Ministério da Agricultura, que publicou duas portarias sobre o assunto, uma no dia 2 de setembro e outra com retificações no dia 13 de setembro. 

Pelas novas regras, ao todo 20 estados têm obrigação de cumprir o calendário de semeadura da soja estabelecido pelo Ministério da Agricultura. A medida fitossanitária, implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), visa racionalizar o número de aplicação de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas no controle desta praga.