A Sociedade Rural Brasileira vem a público repudiar as invasões de terra e a ação de criminosos que vem sendo registradas no estado de Rondônia. A SRB espera que o poder público tome providências urgentes para trazer de volta a paz e o respeito a propriedade privada naquela região. A entidade recebeu com esperança e otimismo a sinalização do presidente Jair Bolsonaro, em reunião com autoridades de Rondônia nesta quinta-feira (29/4) de que deve acionar em breve a Força Nacional para reforçar a segurança nas áreas que estão sob ameaça.

Conforme notícias que vem sendo divulgadas pela mídia, o movimento se denomina “Liga dos Camponeses Pobres (LCP)” e age com táticas de terrorismo. O grupo é acusado de destruir construções, roubar tratores e torturar funcionárias das fazendas. O governo de Rondônia afirma que desenvolve programas com foco no assentamento de famílias sem terra, mas pondera que este grupo, embora se denomine como movimento social, pratica crimes como desmatamento, roubo e até ligação com o narcotráfico.

“A SRB defende o respeito as leis e a propriedade privada, não podemos aceitar este clima de pânico que produtores rurais e suas famílias estão sendo submetidos”, destacou a presidente Teresa Vendramini. A SRB entende que o desenvolvimento do agro é um importante aliado na geração de emprego e renda, que pode trazer benefícios sociais e econômicos nas diferentes regiões do Brasil, mas a ação de criminosos é algo que precisa ser combatido veementemente, “só com a paz no campo conseguiremos uma condição justa para toda a sociedade”.