A Sociedade Rural Brasileira está participando das discussões da Convenção Internacional de Proteção de Plantas liderada pela FAO, órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura. O chamado IPPC, da sigla em inglês, é um tratado intergovernamental que envolve mais de 180 países com foco na proteção das plantas contra a disseminação de doenças, além de promover o comércio seguro.

Um primeiro encontro foi realizado no dia 4 de março e teve a participação da diretora da SRB Amanda Araujo, além do produtor rural e sócio da entidade Olavo Tinoco, que vem participando ativamente do comitê de inovação e tecnologia.

“Está sendo muito interessante entender como as discussões ocorrem e como as decisões são tomadas nestas declarações por parte da ONU”, destacou Amanda Araujo.

A FAO está preparando uma declaração, com a participação de jovens de todos os continentes, que vai tratar de questões como saúde vegetal, segurança alimentar, população rural e indígena, educação, comércio internacional, mudanças climáticas, entre outros. O documento deve ser lançado em julho de 20021, mas o primeiro rascunho deve ficar pronto no final de março.