A Sociedade Rural Brasileira parabeniza o Ministério da Agricultura que lançou, nesta quinta-feira (13), um novo sistema para acelerar a análise das 6,5 milhões de declarações no CAR (Cadastro Ambiental Rural).  Desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com a Universidade Federal de Lavras, o programa intitulado de AnalisaCAR vai automatizar a revisão dos cadastros e a regularidade ambiental por meio da tecnologia de sensoriamento remoto, podendo processar milhares de cadastros simultaneamente.  “Um passo muito importante, pois com um país de tamanho continental, só vamos conseguir avançar no mapeamento destas informações com uso da tecnologia”, afirma Teresa Vendramini, presidente da SRB. 

Segundo o diretor de Regularização Ambiental do SFB, João Adrien, com a análise manual feita pela equipe técnica, o Brasil tem apenas 3% dos imóveis analisados até o momento. “Precisamos superar esse desafio da análise do CAR para chegar, de fato, à regularização ambiental das propriedades rurais. Nem todos os cadastros serão passíveis de análise dinamizada. Porém, boa parte dos cadastros que estão avançados na sua análise poderão ter o reconhecimento do setor público, que é um direito do produtor rural”.

O sistema está disponível aos estados em caráter voluntário. O Amapá será o primeiro a ter a ferramenta implementada, mas segundo o Ministério da Agricultura, até o fim do ano outros 10 estados deverão estar usando o sistema dinamizado de análise do CAR. “O Brasil possui o maior cadastro ambiental do mundo, não existe isso em outros países. A união dos estados vai ajudar a não ter subjetividade no processo. Traremos segurança jurídica ao produtor rural brasileiro e garantiremos a proteção ao meio ambiente, avançando também em agendas importantes como a recuperação florestal e o pagamentos por serviços ambientais”, disse a ministra da agricultura Teresa Cristina na cerimônia de lançamento na tarde desta quinta. 

A Sociedade Rural Brasileira reforça a importância da adesão de todos os estados ao novo sistema. “A análise dos dados do CAR é fundamental para a implantação efetiva do Código Florestal Brasileiro, precisamos da união de todos para que isso aconteça”, conclui Vendramini.