A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, entregou pessoalmente, nesta segunda-feira (27/9) ao governador de São Paulo, João Doria, um pedido para que o estado revise as multas que vem sendo aplicadas injustamente aos produtores rurais que são vítimas de incêndios na área rural. 

No documento, a SRB destaca que o setor agropecuário foi seriamente impactado pela crise hídrica, com o longo período de estiagem, cenário agravado pelas geadas que assolaram o interior do estado de São Paulo. Uma das consequências da seca nas propriedades rurais têm sido a ocorrência de incêndios, que aparecem de forma aleatória e acidental, trazendo prejuízos ao meio ambiente e aos próprios produtores rurais. No entanto, estes incêndios no interior paulista têm gerado autuações e multas aplicadas aos proprietários rurais. “É uma penalização injusta, por isso fizemos um apelo ao governo do estado para que interceda junto aos órgãos ambientais e faça a revisão destes critérios”, destacou a presidente da SRB.

Vendramini informou que o governador encaminhou o tema às secretarias de agricultura e meio ambiente. Um encontro da SRB com o secretário estadual do meio ambiente Marcos Penido deve ocorrer ainda esta semana para discutir o assunto. 

O ofício ressalta que nos últimos dois meses os produtores rurais têm feito uma verdadeira força tarefa para apagar os focos de incêndio de suas regiões, colocando seu patrimônio e vida em jogo, perdendo diversos hectares de investimentos na melhoria de suas lavouras e pastagens.