A Sociedade Rural Brasileira esteve reunida na tarde desta segunda-feira (8) com representantes da Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba), Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) e do Sindicato Rural de Jaboticabal. Na pauta, as negociações entre produtores rurais e setor industrial com relação aos benefícios do CBios  (Compras de Créditos de Descarbonização), com objetivo de formar um grupo de trabalho em busca de consenso entre as partes.

O pleito é sobre a parcela que cabe a cada um em relação à receita gerada pelo CBios. Segundo os representantes, alguns acordos estão sendo feitos individualmente, mas os fornecedores de cana querem um consenso nesta participação, visto que é no campo que se dá a maioria das exigências do programa e o produtor precisa ter um incentivo por isso.

A proposta da SRB é mediar essa decisão a fim de tomar uma decisão com base em estudos técnicos que demonstrem os custos de produção relativos às exigências do Renovabio. “Estamos terminando mais um ano sem um acordo. Entendo que o Renovabio é um importante instrumento e precisamos da união de todos, com decisões embasadas em estudos técnicos, fruto do diálogo e do senso comum. Por isso estamos iniciando conversas em busca de avançar no tema”, explica a presidente da SRB, Teresa Vendramini.