Representantes da Sociedade Rural Brasileira e da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estiveram reunidos no último dia 17 de dezembro para avaliar medidas que possam aumentar a oferta de crédito e reduzir os juros que são praticados nos financiamentos ao produtor rural.

O vice-presidente da SRB, Renato Junqueira, explica que a principal preocupação é a escassez de recursos, já que diversos programas este ano tiveram os valores esgotados e obrigam cada vez mais o produtor a buscar financiamento com empresas, em operações como o barter, o que encarece o crédito. “A reunião com a Febraban foi muito positiva, nós concordamos que é necessário criar mecanismos que reduzam a percepção de risco do crédito do agronegócio e propiciem maior transparência, só assim poderemos garantir que o sistema financeiro ofereça juros civilizados ao produtor rural”, destacou.

Participaram da reunião o presidente da Febraban Isaac Sydnei, o economista-chefe da entidade Rubens Sardenberg e o diretor Leandro Vilain. Pela SRB, estavam presentes a presidente Teresa Vendramini, o vice-presidente Renato Junqueira, o diretor jurídico Marcelo Lemos e o diretor Roberto Barbosa.

Um próximo encontro entre as duas entidades deve ser marcado para a primeira quinzena de janeiro.