A FARM, Federação das Associações Rurais do Mercosul, considera a questão sanitária e o acordo entre Mercosul e União Europeia como algumas das prioridades do setor. Em reunião virtual realizada em dezembro, a entidade que é liderada pela presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, também manifestou apoio a indicação do ex-ministro da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli, para o Prêmio Nobel da Paz.

No encontro, teve início o planejamento das atividades de 2021. Integrantes da FARM participaram recentemente de uma reunião com a OIE, Organização Internacional de Saúde Animal, com foco nas análises sobre manutenção, confirmação, suspensão e recuperação do status para a Febre Aftosa.  O representante da Associação Rural do Uruguai (ARU), Jorge Bonino, relatou que foram analisadas propostas de modificações do código de Febre Aftosa da OIE, onde se mencionou a possibilidade de diminuição dos prazos de reconsideração.

Teresa Vendramini mencionou que no Brasil, a vacinação foi realizada com êxito nos estados que ainda adotam a imunização do rebanho. Os líderes do Mercosul defendem que o tema seja tratado com base científica para que não ocorram barreiras comerciais travestidas de barreiras sanitárias.

Um dos temas em destaque foi a relação Mercosul-União Europeia. Os representantes dos países relataram dificuldades na concretização do acordo, principalmente em função dos questionamentos por parte dos europeus, sobre a questão ambiental.

A presidente da SRB ressaltou que o Brasil tem estudos sérios e que existe um índice relacionado ao desmatamento, além da discussão de um plano para a Amazônia, que precisam ser melhor divulgados.  Segundo a dirigente, os trabalhos mostram que os produtores rurais não são os principais responsáveis por danos ao meio ambiente.

A proposta é que a FARM possa realizar um informe com dados técnicos que dividam o que é a produção agrícola e pecuária e o problema do desmatamento da Amazônia de forma a não ideologizar mais o assunto, reforçando assim a comunicação por meio de informações técnicas e argumentações baseadas no que diz a ciência, mostrando que a produção do Mercosul é sustentável.

Outro assunto em pauta foi a indicação do ex-ministro da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli, para o Prêmio Nobel da Paz, proposta pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A proposta de lançar sua candidatura pode servir para colocar a agricultura no centro da atenção do mundo e mostrar a relevância para a produção sustentável de alimentos. Os membros da FARM expressaram seus apoios a esta questão e se propuseram a enviar cartas de apoios à proposta.