O mundo precisa conhecer os avanços do agronegócio brasileiro na área da sustentabilidade. O alerta foi feito pelo embaixador André Aranha Corrêa do Lago, representante do Brasil na Índia, que participou esta semana de um encontro com a Sociedade Rural Brasileira. 

O embaixador foi convidado especial na reunião do Comitê de Relações Internacionais da SRB e avaliou os tratados recentes, com atenção especial à questão climática e aos resultados da COP26. Corrêa do Lago foi negociador chefe do Brasil nas discussões internacionais sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, inclusive na Rio+20. 

Durante o encontro, o diplomata destacou que Brasil e Índia são países com grande potencial de crescimento e mencionou oportunidades a partir dos acordos recentes. “Índia, China e África do Sul ainda são muito dependentes do carvão na matriz energética, mas houve este compromisso recente com a redução do uso de combustíveis fósseis”, destacou Corrêa do Lago. Ele acredita que os biocombustíveis, inclusive o etanol produzido no Brasil, são alternativas importantes neste cenário de substituição das fontes energéticas, que deve se intensificar. 

O embaixador ressaltou, no entanto, que o Brasil poderá sofrer retaliações cada vez maiores em função do potencial de crescimento econômico. “Cabe ao Brasil melhorar a comunicação no mercado externo, trazer representantes e formadores de opinião estrangeiros para cá, para que conheçam a agricultura brasileira e suas práticas sustentáveis”, acrescentou Corrêa do Lago.

Participaram do encontro a presidente da SRB, Teresa Vendramini; o presidente da Associação Brasileira da Indústria da Carne (Abiec), Antônio Carmadelli; o ex-presidente da SRB,  Marcelo Vieira;  o embaixador Rubens Barbosa, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo); presidente do Conselho de Agronegócio da Fiesp, Jacyr Costa Filho; diretor executivo da UNICA (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), Eduardo Leão de Sousa; diretor da área florestal no Ministério da Agricultura, João Adrien; Sócia da Vallya Participações, Larissa Wachholz; Pesquisadora Sênior Insper Agro Global, Amanda Araújo e a especialista em relações internacionais da Abiec, Cláudia Costa – ambas, coordenadoras do Comitê de Relações Internacionais da SRB.