A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, participou neste fim de semana de diversas reuniões no Marrocos para discutir oportunidades de ampliar as exportações do agronegócio do Brasil. A dirigente está representando os produtores brasileiros na Missão Comercial aos Países Árabes e Leste Europeu, liderada pelo governo federal. 

Vendramini participou de três reuniões importantes na sexta-feira, no Marrocos, com oportunidades principalmente para o setor de frutas do Brasil. Uma delas foi com a COMADER, Confederação Marroquina de Agricultura e Desenvolvimento Rural e outra foi com a chamada AMDIE, agência de desenvolvimento, investimentos e exportações do Marrocos. Um terceiro encontro foi na Embaixada do Brasil no Marrocos. 

“Vimos que algumas frutas brasileiras chegam ao Marrocos por meio dos países europeus, estabelecer algum novo acordo que viabilize a exportação direta do Brasil para um mercado marroquino seria um grande diferencial”, relatou Teresa Vendramini.

A agenda teve a participação do adido agrícola Nilson Guimarães que está no Marrocos desde 2019 e vê grandes oportunidades de acelerar ainda mais o crescimento das exportações do agro para o país. 

“Hoje o Brasil já é grande exportador de açúcar para o Marrocos, vem crescendo bastante nos embarques de milho e também tem um mercado consolidado na pimenta do reino, mas entendemos que há um grande potencial de crescimento em diferentes mercados”, destacou o adido Nilson Guimarães. Segundo ele, uma das oportunidades está no setor do café. O Brasil já exporta o grão para o Marrocos mas ainda com participação pequena, algo que pode ser ampliado desde que se avance em acordos que viabilizem redução de tarifas e benefícios para os dois países. 

Atualmente a receita do Brasil com as exportações para o Marrocos está entre US$500 milhões e US$ 600 milhões por ano, sendo que 90% se refere a produtos do agro. Mesmo assim, na balança comercial como um todo ainda há um déficit, já que o Brasil é um grande importador dos fertilizantes marroquinos, especialmente os fosfatados, que triplicaram de preço nos últimos anos. “Neste cenário entendemos que há boas oportunidades de discutir acordos com o governo do Marrocos”, acrescentou o adido. 

Em conversa com o Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Rocha, ao longo da viagem, ficou claro que um dos grandes objetivos da viagem é buscar investimentos para o setor de fertilizantes no Brasil, que precisa reduzir o grau de dependência de produtos importados. 

O grupo inclui, além dos representantes do governo brasileiro, empresários dos mais diferentes setores da economia brasileira. Serão visitados 8 países árabes e 2 países na região do Leste Europeu.