A produção brasileira de café pode chegar a 56 milhões de sacas em 2022. A previsão é do analista da Marex Solutions, Thiago Ferreira, um dos palestrantes da reunião aberta do Departamento do Café da Sociedade Rural Brasileira, realizada na primeira semana de maio. 

Além das projeções de preço e produção do grão, o encontro trouxe ainda importantes temas que estão na agenda do dia do produtor de café. Entre eles, a implementação da ferramenta  ESG nas propriedades rurais. Para o tema, foi convidado o gerente de ESG da Cooxupé, Alexandre Vieira Costa Monteiro, que compartilhou o modelo adotado pela cooperativa e os benefícios financeiros e institucionais. “O ESG veio para mostrar que a sustentabilidade não é só feita de boas práticas agrícolas no campo. Começa na solidez econômica, no planejamento e a partir daí promove a sustentabilidade”, definiu Vieira.

O crescimento das Agritechs e Fintechs foi outro assunto da reunião, com objetivo de identificar novas fontes de recursos financeiros para promover o desenvolvimento do café no Brasil. A Mariana Caetano, da Agro Advisor – KPTL Venture Capital, falou sobre esse mercado como também destacou as oportunidades de investimento. “O mercado de Agtechs tem crescido muito no setor de milho e soja, mas o café possui uma margem interessante para esses investidores, além da idade média do produtor que vem diminuindo, o que ajuda a assimilar novas tecnologias para a cultura”, explicou Mariana.