A Sociedade Rural Brasileira vem a público agradecer a imensa contribuição do pesquisador da Embrapa, Dr. Evaristo de Miranda, a favor do desenvolvimento do agronegócio, com foco na sustentabilidade e na preocupação com o meio ambiente. Após seis anos ocupando o cargo de chefe geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda está encerrando o mandato neste mês de dezembro. Será sucedido pelo engenheiro agrônomo Dr. Gustavo Spadotti, que já fazia parte da equipe liderada por Miranda e também vem se destacando na defesa do desenvolvimento sustentável da Amazônia.  

“O trabalho do Dr. Evaristo nos últimos anos à frente da Embrapa Territorial foi essencial para mostrar ao mundo a preocupação crescente do agronegócio com a preservação do meio ambiente”, destacou a presidente da SRB, Teresa Vendramini. Segundo ela, o trabalho do chefe geral foi também fundamental para mapear as necessidades das famílias que dependem da agropecuária na Amazônia, estabelecendo caminhos viáveis para a sustentabilidade social, econômica e ambiental das regiões mais distantes do Brasil. 

Estudos feitos pela Embrapa Territorial vêm demonstrando o rigor da atual legislação ambiental brasileira e o comprometimento do produtor rural com as novas regras. Uma destas pesquisas demonstrou, por exemplo, que nenhuma categoria profissional, nem mesmo o Estado brasileiro, preserva mais vegetação nativa do que os produtores rurais. Mais de um quarto do território nacional (26,7%) está dedicado a preservar a vegetação nativa, no interior dos imóveis rurais, segundo o estudo da Embrapa liderado pelo Dr. Evaristo. O conhecimento preciso das áreas preservadas pela agricultura só foi possível com o advento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mecanismo obrigatório, para todos os imóveis rurais, estabelecido pelo novo Código Florestal, aprovado em 2012.

“Nós só temos a agradecer ao Dr. Evaristo, que buscou incansavelmente desmistificar a visão equivocada, que costuma colocar a produção de alimentos e a sustentabilidade em campos opostos, como se uma não dependesse da outra”, acrescentou Vendramini.

Formado em agronomia, Evaristo de Miranda tem mestrado e doutorado em ecologia pela Universidade de Montpellier (França). Com mais de 1.100 trabalhos publicados no Brasil e exterior, é autor e co-autor de mais de 50 livros. Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1980, participou e coordenou mais de 40 projetos de pesquisa e implantou e dirigiu três centros nacionais de pesquisa, até chegar ao cargo chefe geral da Embrapa Territorial. Membro de várias sociedades científicas, dirigiu os primeiros programas de estudos agroecológicos e socioeconômicos em pequenas propriedades rurais no Nordeste e na Amazônia e de seu monitoramento por satélites. Já atuou junto a Universidade de S. Paulo e a Secretaria de Acompanhamento e Assuntos Institucionais da Presidência da República. É diretor do Instituto Ciência e Fé e é consultor da ONU na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente (UNCED), a Rio-92, além de prestar assessoria para FAO, UNESCO, Banco Mundial, IICA, FAPESP e outras entidades nacionais e internacionais.