O mês de junho foi histórico para as exportações de carne bovina. O faturamento passou de US$ 1,14 bilhão, a maior receita para um mês de junho desde 1997. Olhando para o primeiro semestre a receita chega a US$ 6,2 bilhões superando 1 milhão de toneladas vendidas. Os dados foram apresentados pela presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, durante a abertura do Fórum Pecuária Brasil 2022, realizado na última semana em São Paulo. “Chama atenção o crescimento de 235% no volume de carne comprado pelo Egito, o que reforça minhas impressões após Missão Comercial aos Países Árabes de que existem grandes oportunidades para os produtos agrícolas do Brasil nestes países”, declarou a presidente ao público do Fórum, organizado pela Datagro.

A abertura do Fórum Pecuária Brasil contou ainda com o Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Francisco Maturro; do presidente da Associação Grupo Pecuária Brasil (GPB), Oswaldo Furlan Júnior e do Ministro de Agricultura, Marcos Montes, que por meio de vídeo falou sobre a meta de anunciar o fim da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa em todos os estados brasileiros até 2026. “Estamos ansiosos pela abertura de novos mercados que este status deve trazer, mas dentro de um processo seguro, com  apoio financeiro em casos de ocorrência de algum episódio da doença ou de indenização”, complementou Vendramini.

A presidente ainda falou sobre custos de produção na pecuária, inflacionados pela disparada nos preços de grãos e oleaginosas e sobre a  imagem distorcida da pecuária brasileira. “Sabemos que a realidade no campo está mudando em ritmo acelerado e que a adoção de práticas sustentáveis é algo que traz ganhos não apenas ao consumidor final, aos mercados cada vez mais exigentes, mas principalmente ao próprio produtor rural”, disse a presidente destacando os sistemas de integração entre pastagens, lavouras ou florestas que já ocupam 15 milhões de hectares no Brasil. 

O diretor de pecuária da SRB, Luiz Roberto Zillo, também participou do fórum comentando o mercado do boi gordo e as expectativas de preço para o segundo semestre. “Os valores atuais da arroba do boi gordo devem se manter nestes patamares nos próximos meses impulsionados pelos grandes números da exportação, já que o mercado interno continua andando de lado”, explica Zillo.