A Sociedade Rural Brasileira (SRB), representada pela sua presidente, Teresa Vendramini, e acompanhada dos conselheiros André Freitas, Bento Mineiro e Marcelo Lemos, participou nesta terça-feira (31) da reunião no Instituto Pensar Agro (IPA) que tratou do julgamento da questão indígena.  

Caracterizada pelo presidente do IPA, Nilson Leitão, uma das pautas mais importantes para os produtores rurais, foi consenso entre as 40 entidades presentes a contribuição que a SRB proporcionou ao setor ao divulgar uma análise jurídica sobre o tema. “Como o assunto é de relevância nacional, entendemos que era necessária uma posição jurídica, embasada, em defesa da manutenção do marco temporal”, disse a presidente da SRB, Teresa Vendramini, ao entregar o posicionamento, que contribuiu com o debate e com a narrativa do setor.

O encontro do IPA culminou na divulgação de um posicionamento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que reforçou a Constituição Federal e o marco temporal. Ainda acrescentou números sobre o impacto desta decisão em diversos setores da economia. Segundo a nota da FPA, na ausência do marco temporal estima-se perdas de 1,50 milhão de empregos, R$ 364,59 bilhões em produtos agrícolas não produzidos no país, US$ 42,73 bilhões em exportações agrícolas não geradas, além do aumento significativo no preço dos alimentos.

A SRB cumpriu agenda ainda com o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, tratando das últimas informações sobre a regularização fundiária. “A entrega de títulos aos produtores rurais é uma pauta de grande importância para SRB e acompanhamos esse trabalho do Incra de perto”, acrescentou Teresa Vendramini.

 

 Também encontrou com o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, para tratar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontece em novembro deste ano. Lembrando que a comissão de Meio Ambiente da SRB tem se dedicado a essa pauta com importantes propostas ao setor. E fechando a agenda em Brasília, a presidente da SRB visitou a sede da Aprosoja Brasil para reunião com o presidente da entidade, Antônio Galvan.