A Sociedade Rural Brasileira deu início ao processo eleitoral que vai escolher representantes para uma nova diretoria, com foco nas jovens lideranças. O Edital de Convocação foi divulgado no último dia 7 de outubro e abre oficialmente o período para a inscrição das chapas. A eleição, que define a gestão para 2021, será no dia 30 de novembro deste ano.
Desde 2008, a SRB incentiva a atuação dos jovens na entidade, por meio do trabalho do grupo atualmente chamado de Comitê de Jovens Lideranças, também conhecido como “Rural Jovem”. A partir de 2021, os jovens ganham ainda mais espaço e passam a compor a nova Diretoria Executiva do Diretório de Liderança e Juventude da Sociedade Rural Brasileira.
Para inscrever a sua chapa, basta encaminhar a ficha de inscrição – que está aqui disponível para download – até o dia 2 de novembro de 2020. Estão aptos a concorrer aos cargos da diretoria jovens entre 18 e 30 anos que já sejam associados à SRB ou que se tornem membros até 30 de outubro.
A presidente da SRB, Teresa Vendramini, considera muito importante estar perto dos jovens para construir o futuro da agropecuária. “Era um sonho ter esta nova diretoria de jovens trabalhando junto comigo na presidência”, disse a dirigente. Ela afirma que a Sociedade Rural Brasileira pode contribuir muito para a formação política e técnica das jovens lideranças rurais.
Após a homologação das chapas, será permitida campanha eleitoral entre os dias 6 e 29 de novembro. A votação poderá ser feita online, via formulário, mas também vai ocorrer de forma presencial no dia 30 de novembro, na sede da entidade, das 9h as 17h. A apuração dos votos será iniciada logo após o final da votação. Já a cerimônia de posse está marcada para 4 de dezembro.
“O fortalecimento da nossa entidade a cada ano é notório, e a renovação das suas lideranças é indispensável para dar continuidade ao trabalho dos últimos 100 anos” destacou o atual coordenador do Comitê de Jovens Lideranças, que será secretário da Comissão Especial de Eleição, Arthur Kuhn, convidando os jovens para que participem do processo.