Diretores do Itaú e da Sociedade Rural Brasileira estiveram reunidos no último dia 19 de agosto, por videoconferência, para discutir temas de interesse dos produtores rurais. O principal assunto da reunião foi o esforço que o agro vem fazendo para mostrar ao mundo que o setor adota práticas sustentáveis e que produz de acordo com as regras do Código Florestal Brasileiro, uma das legislações ambientais mais modernas e rigorosas do planeta.

Participaram do encontro o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, o diretor de agronegócios do Banco Itaú BBA, Pedro Fernandes, a presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, os vice-presidentes da SRB Renato Diniz Junqueira e Jayme da Silva Telles, além do diretor da entidade, Mário Barbosa.

O vice-presidente da SRB, Renato Junqueira, explicou que os bancos estão trabalhando em projetos e estudos que mostrem a realidade brasileira na questão ambiental, com objetivo de não perder investimentos estrangeiros, em função principalmente das notícias que envolvem a Amazônia. “Nós deixamos claro que queremos contribuir com informações sobre a visão do agro nestes temas, queremos participar destas discussões, ajudando a sugerir políticas que podem ser adotadas”, revelou Junqueira.

A presidente da SRB, Teresa Vendramini, considerou muito positiva a reunião e revelou que o presidente do Itaú Candido Bracher disse que vai incluir a entidade nos debates.

Os três maiores bancos privados do Brasil – Itaú, Bradesco e Santander – anunciaram em julho um plano integrado para contribuir com a conservação e desenvolvimento sustentável das florestas. A decisão, que é resultado de pressões de investidores internacionais, foi revelada após um encontro com o vice-presidente da República Hamilton Mourão, que hoje preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal. O plano dos bancos prevê a criação de um conselho de especialistas de diferentes áreas que vão contribuir com as discussões.