A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, conduziu um painel sobre poluição do ar e saúde, durante a 20ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol. A dirigente destacou a importância de discutir soluções para ampliar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas, passando por uma mudança de comportamento que deve começar desde agora. O painel contou com a participação do professor titular da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Paulo Saldiva e da presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Patrícia Iglesias.

“O alerta sobre os danos que a poluição pode causar à saúde humana foi muito importante”, destacou Vendramini. Segundo dados apresentados pelo Dr. Paulo Saldiva, calcula-se que 7 milhões de pessoas já tenham morrido prematuramente em função do efeito dos poluentes no ar. Segundo ele, pesquisas revelam que não apenas as doenças respiratórias, mas também os casos de infarto na maioria das vezes tem relação com a alta permanência da vítima no trânsito.

Já a presidente da Cetesb ressaltou que a poluição do ar em São Paulo vem diminuindo drasticamente nas últimas décadas. De acordo com Patrícia Iglesias, na década de 80 chegaram a ser registradas 100 violações do padrão de qualidade do ar estabelecido pela OMS, em 1990 foram 14 estados de atenção e, na última década, não houve nenhuma ocorrência deste tipo.

Os três painelistas defenderam o etanol como uma das soluções para reduzir a poluição nas cidades. Segundo a Cetesb, o biocombustível diminui em 27% as emissões nocivas, se comparado a gasolina e ao óleo diesel.