A presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini, passou a integrar o Comitê Assessor Externo do Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen) da Embrapa. A nomeação foi anunciada por meio de portaria assinada pelo presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti. 

Fundado em 1974, o Centro Nacional de Recursos Genéticos (CENARGEN), que recentemente adotou a assinatura Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,  trabalha na pesquisa de soluções, desenvolvimento e inovação de recursos genéticos para a sustentabilidade da agricultura brasileira. “Muito me honra esse convite. Aprendi a ser produtora rural com a Embrapa, por isso esse momento é emblemático porque de aluna passo a fazer parte desta escola que é a Embrapa”, declara a presidente, Teresa Vendramini. 

Localizada em Brasília, próxima ao Lago Paranoá, a sede da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia abriga hoje uma das maiores coleções mundiais de recursos genéticos. Tem  capacidade para abrigar até 750 mil amostras de sementes, dez mil vegetais in vitro, sendo ao todo mais de um milhão de amostras nos diferentes métodos de armazenamento.

O sucesso do agronegócio brasileiro se deve à pesquisa e à ciência, que ampliaram nosso conhecimento sobre o solo, o clima e técnicas agrícolas que possibilitaram aumentar a produtividade da agricultura e da pecuária. E será pelas mãos da pesquisa e da ciência que vamos novamente construir um agro ainda mais sustentável e atingir metas tão desafiadoras impostas nestes novos tempos”, finaliza a presidente da SRB.