A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, assumiu a presidência da FARM, Federação das Associações Rurais do Mercosul, que reúne dez entidades representativas do setor agropecuário de seis países (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai). A escolha foi definida no último dia 18 de agosto durante a Assembleia Geral da FARM, realizada por meio virtual. O novo conselho assume o comando da entidade a partir de agora e terá mandato até setembro de 2021.

É a primeira vez que uma mulher assume a presidência da Federação das Associações Rurais do Mercosul. No grupo de diretores eleitos, há representantes do Uruguai, Argentina, Paraguai, além de mais um brasileiro, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, que assumiu como um dos tesoureiros da entidade internacional.

“Queremos ouvir cada uma das entidades que fazem parte da FARM e reforçar uma pauta conjunta para o setor agropecuário do Mercosul”, destacou Teresa Vendramini, após ser eleita como nova presidente da Federação. A dirigente lembra que há muitos temas e desafios em comum e que a SRB sente-se honrada por liderar esta importante iniciativa internacional, em defesa dos interesses dos produtores rurais.

Uma das primeiras ações da nova presidente será uma reunião entre os grupos de jovens das entidades do Mercosul. A SRB possui desde 2010 um grupo chamado de “Rural Jovem”, que vem promovendo novas parcerias e mobilizando as novas gerações para que conheçam a fundo a realidade da cadeia produtiva do agronegócio. “Estamos prevendo para breve um encontro formal entre a Rural Jovem e o grupo de “jovens rurais ateneus” da FARM, acrescentou Vendramini.

Veja como ficou a nova diretoria da FARM para o período 2020-2021:

Presidente: Teresa Cristina Vendramini – Sociedade Rural Brasileira (SRB)
Vice-presidente 1º: Gabriel Capurro – Asociación Rural de Uruguay (ARU)
Vice-presidente 2º: Daniel Pelegrina – Sociedad Rural Argentina (SRA)
Vice-presidente 3º: Pedro Galli – Asociación Rural de Paraguay (ARP)
Secretário: Julio Armand Ugón – Federación Rural, Uruguay (FR)
Tesoureiro: Jorge Chemes – Confederaciones Rurales Argentinas (CRA)
Pró-tesoureiro: Gedeão Pereira- Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)