A Sociedade Rural Brasileira(SRB) e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) realizaram na quarta-feira, dia 25 de novembro, palestras técnicas no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Flórida Paulista (SP), com foco na capacitação de pequenos produtores de carne e leite. A parceria tem como objetivo estender os benefícios do programa Pró-genética para a pecuária paulista. De acordo com o zootecnista e diretor-executivo da SRB, Luiz Roberto Zillo, que também foi um dos palestrantes, o evento que teve quase três horas de duração e contou com protocolos sanitários devido à pandemia de Covid-19, foi excelente, com a participação de 59 produtores. A organização das palestras contou com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Cleber Ricardo da Cruz de Oliveira.

A palestra de Zillo foi sobre “Formação, Reforma e Manejo de Pastagens”, quando fez um apanhado geral sobre o tema. “Os participantes demonstraram muito interesse em todo o evento, interagindo com perguntas e respondendo a um questionário para avaliação do perfil produtivo e necessidades de cada um”, informou.

Outro palestrante foi o médico veterinário Eric Luís Marques da Costa, do Pró-Genética, que ressaltou a parceria entre a ABCZ e a SRB, entidades que possuem finalidades em comum, afirmando que esta iniciativa possibilita a realização de novos eventos de interesse do produtor. “Os temas abordados envolveram genética, nutrição e sanidade que juntos formam pilares para o aumento sustentável da produção de carne e leite”, observou. Em sua palestra sobre a “Utilização de Touros Melhoradores”, Costa reforçou o quanto a genética pode colaborar para o retorno da atividade e as características importantes na escolha do reprodutor de acordo com os objetivos de produção.

O médico veterinário Bruno Mauro Tebaldi, da Tebaldi Assessoria Pecuária, foi outro palestrante do evento falando sobre “Manejo Sanitário de Bovinos em Pequenas Propriedades”. Destacou as doenças com maior incidência nas propriedades pequenas, médias e grandes, descrevendo os seus sinais clínicos e tratamento. Ressaltou, no entanto, o trabalho de prevenção, o qual pode trazer resultados melhores que o tratamento. Também elogiou a iniciativa da SRB e ABCZ. “O projeto é muito interessante e os produtores gostaram muito dos temas abordados”, comentou.