Levantamento inédito da Embrapa revela que apenas 35% do território do Estado são utilizados para lavouras e pecuária
A fama de campeão do desmatamento não corresponde aos dados. Estudo que será divulgado daqui a pouco pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que o Estado de Mato Grosso, maior produtor brasileiro de grãos e dono do maior rebanho de bovinos do país, tem 64,77% de seu território preservado. Os dados têm como base o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e foram apresentados nesta segunda-feira (24/7) em Cuiabá. Apenas 34,94% do território do Estado são cobertos por lavouras e pastos.
Esse é o estudo mais completo já feito sobre o uso e a ocupação das terras de Mato Grosso. O levantamento mostra que a área preservada, 64,77% do Estado, é composta por 58.495.632 hectares (ha) de vegetação protegida e preservada, reserva legal, terras indígenas e unidades de conversação. O restante é ocupado por 2.736.308 ha de pastagens naturais (3,03%), 19.436.010 ha de pastagens plantadas (21,52%), 9.385.030 ha dedicados à agricultura (10,39%) e apenas 266.829 ha de áreas urbanas e outros (0,30%). No total, o Estado de Mato Grosso tem 90.319.809 hectares de área.
Os dados mostram a relevância do agricultor na preservação ambiental, de acordo com o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, responsável pelo estudo, fruto de uma parceria da Embrapa com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), o Institudo Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) e outras instituições.
“Mato Grosso é o primeiro Estado do Brasil a possuir um trabalhado tão detalhado e completo. Cobrimos 100% do estado com um detalhe médio inferior a 50 metros”, diz Evaristo.
De acordo com a Aprosoja, o Estado da região Centro-Oesta é o que tem maior número de imóveis rurais cadastrados no sistema ambiental. São 113,5 mil propriedades registradas, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). “Os dados recentes do CAR mostram que os agricultores de Mato Grosso têm papel fundamental na preservação ambiental do Estado”, afirma Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja, organizadora do evento.
Fonte: Globo Rural