O Insper Agro Global e o CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) publicaram um compêndio que reúne “Políticas públicas para a inserção competitiva e sustentável do agronegócio Brasileiro no mundo”. O material foi apresentado durante o Debate Agro Global, realizado na última quarta-feira (23/06) com a presença da presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini e um time de especialistas como o Coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank; o CEO da Minerva Foods, Fernando Queiroz; o Economista e Sócio da MB Associados, José Roberto Mendonça de Barros e o presidente Executivo da Indústria Brasileira de Árvores (IBA), Paulo Hartung.
O documento traz uma releitura do posicionamento do agronegócio brasileiro com base nas mudanças observadas nas últimas décadas, no aumento da economia dos países emergentes e no crescimento das exportações brasileiras. O estudo propõe ainda uma reflexão sobre o desenvolvimento de novas áreas agrícolas no caso de um esgotamento das áreas atuais, além de apresentar os desafios no campo ambiental, mercado externo, governança e inovação.
Um dos temas centrais é o risco iminente de insegurança alimentar em diversas regiões do planeta, o maior desde a Segunda Guerra Mundial. “Preocupam as políticas de soberania alimentar que regulam, excessivamente, os mercados, bem como o recrudescimento das barreiras sanitárias, técnicas e burocráticas que impedem o acesso dos produtos brasileiros ao mercado mundial”, reforça o estudo.
“O documento é muito completo e traz recomendações estratégicas com o objetivo do Brasil desempenhar todo seu potencial no comércio agrícola internacional. Um trabalho que fomenta a proatividade e propõe um planejamento estratégico para o agronegócio brasileiro”, declara a presidente da SRB. Teresa Vendramini.
Veja a integra do compêndio “Políticas públicas para a inserção competitiva e sustentável do agronegócio Brasileiro no mundo”, clicando aqui!