A Sociedade Rural Brasileira foi uma das promotoras de mais uma edição do Global Agribusiness Fórum (GAF), evento que se consolidou como um dos maiores encontros mundiais do agronegócio. Um dos destaques da edição realizada nos dias 25 e 26 de julho foi a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, na cerimônia de abertura, acompanhado de seis ministros, além de autoridades e lideranças de diferentes países. 

O evento abordou temas como o desafio da produção sustentável em tempos de conflito, novas demandas do consumidor, segurança alimentar, integração logística, acesso a mercados e big data. O GAF 2022 contou com 135 palestrantes de diferentes partes do mundo e 32 painéis ao longo dos dois dias de evento, com um público presencial de mais de 2,5 mil pessoas e 10 mil acessos online, com alcance mundial, já que é transmitido em diferentes idiomas.

“É uma honra para a SRB estar entre as entidades promotoras deste evento tão relevante e ter participado ativamente das discussões fundamentais sobre o futuro do agro mundial que, sem dúvida, depende do nosso país”, destacou a presidente da SRB, Teresa Vendramini.

A dirigente foi moderadora de dois paineis no GAF deste ano, realizado no Sheraton WTC, na capital paulista. Um deles, realizado no dia 25 de julho, tratou da importância da agropecuária na preservação dos recursos naturais como a água e o solo. Foram apresentadas experiências na produção de grãos e no setor sucroenergético. Na terça-feira, 26 de julho, Vendramini liderou um painel sobre o novo perfil do produtor rural, que abordou especialmente a inovação no agronegócio, com o uso de novas tecnologias que aumentam a eficiência e a sustentabilidade do setor, destacando experiências em setores como cana de açúcar, biocombustíveis e café. 

Em sua fala na solenidade de abertura, o presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou que o agronegócio brasileiro garante segurança alimentar para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Participaram da cerimônia de abertura os ministros ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Marcos Montes (Agricultura), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Paulo Guedes (Economia), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência) e Fábio Faria (Comunicações).

O vice-presidente da SRB, Sérgio Bortolozzo, também  presidente do conselho do GAF, participou de diversas atividades no evento, assim como o ex-presidente e a SRB da entidade, Cesário Ramalho. 

“O GAF é mais do que um evento, é um movimento em favor do desenvolvimento sustentável, e que neste ano teve como maior proposta discutir, de maneira urgente, os desafios e oportunidades globais relacionadas à segurança alimentar, sustentabilidade e mudanças climáticas”, ressaltou Bortolozzo.