A presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini, fez check-in em várias cidades do Pará nos últimos dias. Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Xinguara, Rio Maria, Redenção, Floresta do Araguaia, Marabá e Santana do Araguaia são alguns dos municípios já visitados pela dirigente, localizados nas principais regiões produtoras do Sul do Estado.

Nas cidades já visitadas esteve em pequenas propriedades, conheceu sistemas de agricultura familiar e também produtores de grande porte altamente tecnificados. O desenvolvimento da agropecuária da região impressionou positivamente a presidente da SRB. “Foi uma surpresa agradabilíssima chegar no Pará e constatar o trabalho do setor produtivo. Vou levar o Pará no coração”, afirma Teresa.

De acordo com ela, entretanto, muitos produtores estão temerosos porque necessitam urgente que a regularização fundiária ocorra no Brasil. Ela alerta que muitos deles estão na região há mais de 40 anos produzindo e, no aguardo de uma resolução dos governos, ficam sem acesso a financiamentos e sem segurança jurídica.

Conforme dados do censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em torno de 93% das propriedades do Pará possuem até 500 hectares e concentram até 45% dos rebanhos. Do total de produtores, 92% reúnem até 500 cabeças de gado.

A SRB foi é a única entidade do setor produtivo convidada a integrar o Conselho Consultivo Amazônia, criado pelos três maiores bancos privados do Brasil. A regularização fundiária será uma das principais pautas que a SRB levará para as discussões do conselho.