Departamentos Setoriais

CAFÉ

O Departamento de Café existe desde 1919, é o mais tradicional fórum de discussão da produção cafeeira, do mercado da commodity e da bebida café, reunindo produtores, traders, pesquisadores, torrefadores e demais lideranças.

PECUÁRIA

O Departamento de Pecuária trabalha pela modernização da produção nacional, com o intuito de abertura de novos mercados fora do país e a solução de questões regulatórias, como a febre aftosa e a tipifi cação da carcaça animal.

SUINOCULTURA

O Departamento de Suinocultura, lida com a promoção, o desenvolvimento e a defesa do segmento de criação de suínos no Brasil. Buscando a inclusão de produtos da suinocultura na bolsa de valores (BM&F) e a busca por crédito mais acessível para a base produtiva.

PRODUÇÃO FLORESTAL

Departamento de Produção Florestal é formado por toda a cadeia, desde Produtores Rurais até entidades, e tem como objetivo desenvolver e valorizar o produto e o produtor, aumentar sua representatividade, dar visibilidade ao manejo florestal e incentivar a produção e uso sustentável da madeira.

CITRICULTURA

O Departamento de Citricultura atua de forma ativa nas discussões propositivas para a citricultura nacional.

ESPORTES EQUESTRES

Fórum que congrega as principais entidades de criadores de equinos do país com o objetivo de trazer segurança jurídica e apoio à expansão da atividade.

Comitês Técnicos

SUSTENTABILIDADE

O Comitê atua constantemente junto ao Ministério do Meio Ambiente, do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e de seus CONSEMAS – Conselhos Estaduais do Meio Ambiente.

JURÍDICO

Fórum que discute estratégia para garantir segurança jurídica ao produtor rural brasileiro. Trabalhando para desburocratizar, simplificar e trazer transparência às normas e legislações do setor. Desse comitê surgiu a CARB – Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira, primeiro centro arbitral focado na resolução de conflitos na cadeia produtiva do agronegócio

GOVERNANÇA DE TERRAS

O Comitê atua de forma ativa na discussão das problemáticas de governanças de terras no Brasil, desenvolvendo estratégias de ações eficazes.

MERCADOS E FINANÇAS

O Comitê discute temas de regulação mercadológicos e financeiros e desenvolve propostas para aprimoramento dos sistemas de seguro rural, crédito rural, trading, mercado de commodities, questões fiscais e demais temas correlatos.

BEM-ESTAR ANIMAL

Fórum dedicado a discutir e propor ações com foco na defesa da cadeia produtiva de proteína animal, frente aos diversos focos de insegurança que crescem exponencialmente sobre o tema do bem-estar animal.

TRIBUTÁRIO

Este grupo discute estratégias para tornar a tributação no país mais competitiva, menos onerosa e melhor estruturada no âmbito de uma unificação e simplificação tributária.

LIDERANÇA E JUVENTUDE

Conhecido como grupo Rural Jovem, este Comitê tem por objetivo unir as novas gerações ligadas ao setor para engajarem-se no agro brasileiro, tendo acesso às principais empresas, universidades e entidades do setor, contribuindo para a formação de novas lideranças empresarias e políticas para o País. Deste grupo surgiu o a Feira de Carreiras do Agro Brasileiro realizada anualmente, e a fundação do programa internacional FARM Jovem, integrante da FARM.