A Sociedade Rural Brasileira participou da Comissão de Agricultura Familiar do Instituto Pensar Agro (IPA), onde foi debatido o crescimento da irrigação agrícola no Brasil. 

A proposta é incrementar em 400 mil hectares a área irrigada no Brasil. O anúncio foi feito pelo coordenador geral de Agricultura Irrigada do Ministério do Desenvolvimento Regional, Frederico Cintra, que apresentou o programa Irriga +. Para atingir essa meta, o programa deve entrar para o Plano ABC e ser contemplado no próximo Plano Safra para receber recursos subsidiados pelo governo. 

Hoje um pouco mais de 13% da área agrícola brasileira é irrigada, contrastando com 70% de área irrigada na produção agrícola da China, por exemplo. Esse crescimento, segundo Cintra, vai trazer maior grau de sustentabilidade para as atividades agrícolas e assim promover o desenvolvimento regional, a geração de emprego e a permanência da população no campo.

O projeto Irriga + vai entrar em consulta pública em junho/22 e a proposta é fazer o seu lançamento ainda em setembro deste ano. 

 

 

Foto: Embrapa Agrosilvopastoral