Comunicado

CAMARB – CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EMPRESARIAL – BRASIL (“CAMARB”) e a SOCIEDADE RURAL BRASILEIRA (“SRB”) vêm a público comunicar, que, em 27 de novembro de 2018, firmaram acordo de cooperação que prevê a incorporação, pela CAMARB, das atividades e procedimentos de mediação e arbitragem desenvolvidos e administrados pela CARB – Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira (“CARB”).

Com essa incorporação, a SRB torna-se entidade associada à CAMARB, integrando grupo de outras instituições de expressão que representam a indústria, a construção, a advocacia e instituições de ensino. A CAMARB passará a ser entidade associada à SRB e a instituição a ela vinculada para a administração de procedimentos de mediação e arbitragem relacionados ao agronegócio.

A incorporação em foco permitirá à CAMARB ampliar significativamente sua área de atuação. Destacando-se hoje como um dos mais importantes centros de arbitragem do Brasil, com atuação expressiva na administração de conflitos envolvendo contratos públicos, disputas societárias, disputas oriundas da indústria da construção e do setor de energia, entre outros, a CAMARB passa agora a atuar também em um dos mais expressivos segmentos da economia nacional, o agronegócio.

As arbitragens e mediações oriundas de cláusulas que preveem a CARB como administradora dos procedimentos passam a ser administradas pela CAMARB a partir de 27 de novembro de 2018, de acordo com os seus regulamentos e tabelas de custas em vigor na referida data.

A CAMARB sente-se honrada com a confiança nela depositada pela SRB e reafirma seu compromisso de desempenhar com excelência os serviços de administração de procedimentos de mediação e arbitragem, oferecendo os seus serviços também para o setor do agronegócio. A SRB, que comemora 100 anos de sua fundação em 2019, vê na parceria estabelecida com a CAMARB um importante passo para a profissionalização do setor agropecuário nacional, com adoção dos meios adequados de soluções de controvérsias para melhor resolver as questões decorrentes dos complexos contratos e arranjos mercadológicos do agronegócio moderno.

São Paulo, 21 de dezembro de 2018.

Augusto Tolentino

Presidente da CAMARB

Marcelo Vieira

Presidente da SOCIEDADE RURAL BRASILEIRA

Thiago Marinho Nunes

Presidente da CARB