A Sociedade Rural Brasileira vai integrar o conselho de especialistas, criado pelos três maiores bancos do Brasil, para tratar de questões ambientais. A confirmação do nome da presidente da SRB, Teresa Vendramini, como uma das sete integrantes do chamado Conselho Consultivo, foi feita hoje (26.8) em comunicado conjunto dos bancos Itaú, Bradesco e Santander.

O grupo tem como objetivo colaborar na elaboração de um plano para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A iniciativa dos três maiores bancos do País foi anunciada em julho, após reunião com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, como uma resposta a pressão de investidores internacionais que mostravam preocupações com a atual política ambiental brasileira.

“É uma honra integrar esse Conselho e poder representar o setor produtivo nas discussões de temas tão importantes para o desenvolvimento sustentável do País”, afirma Teresa. Ela afirma que já está em contato com entidades e associações do agronegócio da Amazônia Legal para ouvir as principais demandas dos produtores locais e trazê-las para discussão no Conselho. Essa será uma oportunidade única de apresentar a realidade da agropecuária e mostrar como nossos associados estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável, não só da Amazônia, mas do País como um todo. Nosso setor se junta aos demais que tem como prioridade promover a atividade econômica que respeite às leis e ao meio ambiente”, complementa.

O Plano Amazônia prevê dez medidas nas áreas de conservação ambiental. O pacote envolve o desenvolvimento da bioeconomia, investimentos em infraestrutura sustentável e garantia dos direitos básicos da população da região amazônica. O Conselho Consultivo Amazônia vai se reunir a cada três meses.